Eleições em Barcelona: enquete aponta vitória independentista

De acordo com enquete divulgada pelo portal catalão El Nacional, Ernest Maragall, candidato pelo partido independentista ERC, venceria as eleições em Barcelona, marcadas para o dia 26 de maio. Essa seria a segunda vitória do independentismo na Catalunha em menos de um mês.

Notícia relacionada: Maria Dantas, pela Catalunha, Brasil e direitos

Após as eleições em Barcelona, como ficaria a distribuição de forças?

O partido de Ernest Maragall, após as eleições em Barcelona, teria 10 regedores (membros do governo municipal com funções equivalentes às de vereadores). Em segundo lugar estaria a candidatura Barcelona en Comú, de Ada Colau, que é a atual prefeita da capital catalã, e tenta ser reeleita. Seu partido teria 9 representantes na nova administração. Em seguida, estaria o PSC, com 8 regedores. A candidatura de Manuel Valls, em nome do partido Ciudadanos, ocuparia o quarto lugar, com 7 membros. Já o grupo Junts per Catalunya, independentista como ERC, ficaria com o modesto quinto lugar, e apenas 4 representantes na nova legislatura.

Para obter a maioria absoluta no governo, ERC precisaria de mais onze regedores. Com apenas dez, obrigatoriamente buscará pactar com outros dois partidos para governar. Nessa hipotética nova administração liderada por Ernest Maragall, as candidaturas de CUP e Barcelona és Capital-Primàries não teriam representantes.

O portal El Nacional entrevistou, por telefone, 800 pessoas entre os dias 29 de abril e 2 de maio, e levou em conta dados como idade, sexo e distrito de residência.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?