Widget Image
19/09/2021

Dois técnicos da Catalunha nas finais da Liga dos Campeões da Europa

Dois técnicos da Catalunha nas finais da Liga dos Campeões da Europa

Dois técnicos da Catalunha estarão nas finais da Liga dos Campeões da Europa: Josep Guardiola, pelo time masculino do Manchester City, e Lluís Cortés, pelo time feminino do Barcelona. Neste domingo, às 21h (horário catalão), o Barça feminino tem a chance de levantar o troféu europeu pela primeira vez, coroando, assim, uma temporada que ainda estará em jogo após a final contra o Chelsea. No dia 26 de maio, as barcelonistas enfrentarão o Madrid CFF, em jogo único pelas semi-finais da Copa da Rainha.

Vale a pena ler: Barça feminino conquista sexto título da Liga de futebol

Sair e desfrutar: a missão do Barça feminino contra o Chelsea

Em 1992, na final europeia entre FC Barcelona e Sampdoria, vencida pelo time catalão, o treinador holandês Johan Cruyff disse aos seus jogadores: “Saiam e desfrutem”. Com o gol do zagueiro Ronald Koeman, atual treinador do time masculino, o Barça conquistou seu primeiro título da Liga dos Campeões da Europa. Na final contra o Chelsea, na Suécia, as jogadoras do Barcelona terão mais uma chance de mostrar que o trabalho realizado nessa seção esportiva do clube gera os melhores resultados. É apenas uma questão de tempo.

Nesta temporada, a experiência acumulada nos últimos dois anos e a fantástica campanha na Liga (com título antecipado e vitória em todas as partidas disputadas) reforçam o otimismo e a confiança do time catalão. Do outro lado, o Chelsea, que conquistou a Liga inglesa desta temporada, e tenta, assim como o Barcelona, conquistar seu primeiro título feminino. O time vencedor conseguirá um feito histórico, já que nenhum outro clube conquistou as duas versões da Liga dos Campeões da Europa. No currículo do FC Barcelona, 5 títulos europeus, contra 1 do Chelsea.

Sobre Lluís Cortés

Lluís Cortés nasceu em 1986, no município de Balaguer, em Lleida. Chegou ao FC Barcelona em 2017 para desempenhar a função de analista e assistente técnico. Em janeiro de 2019, substituiu a então treinadora Fran Sánchez.

Antes de chegar ao Barça, Cortés teve ampla experiência nas seleções catalãs sub-12, sub-16 e sub-18, e foi assistente técnico na seleção principal feminina da Catalunha entre 2014 e 2018. O atual treinador do Barça feminino é licenciado em Ciências da Atividade Física e do Esporte e, também, em Publicidade e Relações Públicas.

Vale a pena ler: Miquel Pardina: “A Penya é a família de todos os barcelonistas do Brasil”

Terceira final de Liga dos Campeões para Pep Guardiola

Desde 2008, Pep Guardiola tem mostrado ao mundo do futebol que as lições de Johan Cruyff perduram. Certamente, se o holandês ainda estivesse vivo, estaria muito orgulhoso do trabalho de seu aluno. O treinador catalão já conquistou 31 títulos desde o início de sua carreira. Barça B, time principal masculino do Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City. Pep Guardiola vence, mas não de qualquer maneira.

Vale a pena ler: Pep Guardiola conquista terceira Liga Inglesa com o Manchester City

O título da Liga inglesa conquistado pelo Manchester City, nesta semana, é o terceiro do catalão no torneio. Até o momento, nesta temporada, Guardiola e seus jogadores já conquistaram a Copa da Liga Inglesa e a Premier League. O terceiro troféu da temporada poderá ser conquistado no dia 29 de maio… contra o Chelsea, também pela final da Liga dos Campeões da Europa. Pela terceira vez, o treinador nascido no município de Santpedor, em 1971, poderá mostrar o que os seus jogadores são capazes de fazer em uma final. Em 2009 e, especialmente, em 2011, o Manchester United treinado por Sir Alex Ferguson foi derrotado para o melhor Barcelona de todos os tempos, o Barcelona de Messi, Iniesta e Xavi. Em 2011, aquele time azul-grená alcançou a excelência futebolística, repetida na final do Mundial de Clubes daquele ano, contra o Santos de Neymar.

Guardiola contrariou os “especialistas” e torcedores que afirmavam que o treinador catalão jamais voltaria a uma final europeia. À base de trabalho obsessivo, experiência e ‘estilo Barça’ de enxergar o futebol, Guardiola continuou a ganhar títulos na Alemanha e na Inglaterra. Em cinco temporadas no comando do Manchester City, Guardiola conquistou três títulos da Liga, com um estilo de jogo cada vez mais influente na Inglaterra.

Aos 50 anos e com 31 títulos (atualmente, é o terceiro técnico com mais conquistas na história do futebol), Guardiola terá essa e mais oportunidades de levar o nome da Catalunha ao topo do mundo futebolístico.

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!