Os bombeiros da província de Valência trabalham na tarde de sábado na extinção de um incêndio florestal em Xàtiva (La Costera), conforme informado pelo próprio organismo.
O aviso foi recebido por volta das 17h40 e uma equipe de Xàtiva, um coordenador florestal e três meios aéreos foram enviados para o local.
Também foram deslocadas quatro unidades de bombeiros florestais da Generalitat e uma brigada florestal BRIFO para trabalhar nas tarefas de extinção.
Segundo informações do Centro de Coordenação de Emergências, várias casas da área de Bisquert foram evacuadas. Também foi evacuada uma casa de repouso por precaução. Algumas das pessoas evacuadas foram levadas para o hospital de Xàtiva em ambulâncias ou em veículos de familiares.
Emergências estabeleceu o nível 1 do Plano Especial de Incêndios Florestais (PEIF). Esse nível de alerta é decretado quando uma situação de emergência causada por um ou vários incêndios florestais pode afetar gravemente bens florestais ou afetar levemente a população e bens de natureza não florestal, para cuja extinção pode ser necessário incorporar meios extraordinários.
Xàtiva sofreu com muito calor neste sábado, chegando a 41,7 graus.
O fogo volta para Les Corberes
Por outro lado, também foi declarado um incêndio na localidade occitana de Lanet, em Les Corberes, perto da Catalunha Norte. O incêndio ocorre perto da área onde ocorreu o grande incêndio de Aude na semana passada.
Diversos grupos de bombeiros foram mobilizados a partir das seis da tarde de sábado e estão trabalhando com o apoio de aviões Dash e Canadair. A virulência do fogo declarado na semana passada faz com que haja um alerta máximo na região.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.