Widget Image
01/08/2021

Divulgado curso sobre a participação catalã nas colonizações na América

Divulgado curso sobre a participação catalã nas colonizações na América

A Arqueonet, entidade dedicada à difusão de conteúdos histórico-culturais, divulgou seu novo curso sobre a participação catalã nas colonizações na América. O evento será ministrado pelo historiador Marc Pons Barrachina, articulista no portal de notícias El Nacional e produtor de conteúdos audiovisuais no projeto Fem Història.

Vale a pena ler: Sant Jordi e a origem catalã do Dia Mundial do Livro

Sobre a participação dos catalães nas colonizações e processos de independência na América

Conforme apresenta o anúncio do evento, “entre 1750 e 1900, houve uma grande emigração catalã para diversos lugares da América”, e esse movimento foi “fundamental na fase mais moderna e efetiva da colonização do continente, e nos processos de independência das jovens repúblicas americanas“.

O texto de apresentação do curso explica que “as comunidades catalãs situadas em Buenos Aires, Havana, Mayagüez (em Porto Rico) e Nova Orleans deram impulso à colonização desses territórios”. As atividades dos catalães nesses lugares foi “decisiva para a formação dos primeiros capitais catalães, que impulsaram a Revolução Industrial na Catalunha“.

Em relação aos processos independentistas no continente, a apresentação cita os nomes de falantes nativos de catalão que, de uma maneira ou outra, contribuíram para as independências dos Estados Unidos e Argentina, e foram pioneiras nas revoluções cubana e porto-riquenha.

Vale a pena ler: Associação Cultural Catalonia organiza palestra sobre turismo na Catalunha

Programação do curso e inscrições

O curso será realizado em quatro sessões, do dia 30 de junho ao dia 21 de julho, das 10h30 às 12h (horário da Catalunha). Confira a estrutura do evento:

  • 30 de junho: Nova Catalunha do Orinoco (1635 – 1645)
  • 7 de julho: Os catalães de Buenos Aires (1750 – 1820)
  • 14 de julho: Os menorquinos de Carolina (1777 – 1900)
  • 21 de julho: Os catalães das Antilhas

As aulas do curso acontecerão de maneira virtual, e os inscritos poderão rever as gravações. O preço do curso é de 55 euros, mas quem quiser assistir entre uma e três aulas, o preço de cada uma é de 15 euros.

 As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado pela entidade, por e-mail (com o título da aula – ou das aulas desejadas -, nome completo e telefone), por telefone (937423014 ou 667013352 – código internacional +34), ou presencialmente (na Rua Sepúlveda, 79, em Barcelona).

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros, jogos, roupas e acessórios

Suas compras permitirão que o Aqui Catalunha receba pequenas comissões, fundamentais para o nosso crescimento.