Os Mossos d’Esquadra desmantelaram um arsenal de armas da Guerra de 1936-1939 em uma residência na urbanização de Miami Platja, em Mont-roig del Camp (Baix Camp). Na busca, encontraram fuzis, uma metralhadora, granadas, espoletas, balas, projéteis anticarro e projéteis de artilharia. Todas essas peças são consideradas armas de guerra e, segundo a polícia, são “extremamente perigosas” devido ao alto risco que representam tanto para a residência quanto para os vizinhos em caso de ativação acidental.
A descoberta foi feita no âmbito de uma investigação iniciada após eventos de fevereiro passado. No dia 7, um homem foi ferido por arma de fogo perto de um estabelecimento em Vilafranca del Penedès. Inicialmente, ele afirmou ter sido assaltado por várias pessoas que fugiram de carro. No entanto, os agentes determinaram que se tratava, na realidade, de uma troca relacionada ao tráfico de maconha.
No dia seguinte, os Mossos detiveram três homens de 24, 25 e 41 anos em Reus, acusados de lesões e posse ilegal de armas. Todos os três tinham mais de vinte antecedentes. Durante a investigação, os agentes obtiveram informações cruciais sobre a localização de armas de fogo e sobre os responsáveis pelo seu fornecimento.
A pista levou a um homem de 47 anos, preso em Miami Platja em 1º de julho. A polícia afirma que ele participava ativamente de transações de armas de fogo reais e munição, e também consertava ou modificava armas para torná-las operacionais. Na busca em sua residência, participaram os especialistas em explosivos do grupo Tedax, devido ao perigo representado pelo material armazenado.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*