Desmantelado em Pedreguer um grupo que fazia retiros espirituais com ayahuasca

Mais publicações

A Guarda Civil desarticulou uma organização que oferecia pela internet retiros espirituais e pacotes de férias de medicina tradicional com consumo de ayahuasca, cacto de São Pedro e outras substâncias psicoativas em uma casa em Pedreguer (Marina Alta). O grupo recebia clientes de todo o mundo, principalmente da Europa. A polícia deteve três membros e há cinco investigados.

Em duas buscas, uma delas na casa, os agentes apreenderam onze litros de ayahuasca preparada, 117 cactos de São Pedro, frascos com secreções de sapo Kambô, sete quilos de sensitiva (Mimosa pudica), 368 quilos de sementes de harmala, 945 comprimidos de Ritalina – um medicamento para o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade -, dinheiro em espécie e documentação. As substâncias eram preparadas em um laboratório caseiro sem nenhuma medida higiênica.

Pacotes de mais de 1.000 euros

A investigação, iniciada em março após uma denúncia, revelou que a empresa se apresentava como uma organização de referência premiada. Eles ofereciam pacotes de três a cinco dias, com hospedagem, alimentação e consumo de substâncias, por um preço médio superior a 1.000 euros. Os grupos, de cerca de vinte pessoas, eram atendidos por seis trabalhadores durante as ‘viagens astrais’. Segundo a Guarda Civil, em um ano teriam arrecadado várias centenas de milhares de euros, a maior parte em dinheiro e sem declarar.

Sem medidas sanitárias nem segurança

Na casa, onde dezesseis pessoas estavam hospedadas durante a busca, havia salas com dezenas de camas para sessões simultâneas. Os organizadores não tinham meios para intervir em caso de intoxicação. Os detidos – dois homens e uma mulher – eram os administradores e preparadores das substâncias. Os cinco investigados – três homens e duas mulheres – atuavam como ‘guias espirituais’. Eles são acusados de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa. As substâncias foram enviadas para laboratórios oficiais para análise de toxicidade.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -