A deputada do PSC no Congresso espanhol Sònia Guerra López disse que os candidatos que falaram em catalão durante o debate eleitoral de domingo são “mal-educados” e “provincianos”. Em sua publicação no Twitter, feita ainda durante o debate, a deputada socialista contestou o fato de os candidatos Pere Aragonès (ERC), Laura Borràs (Junts per Catalunya), Carles Riera (CUP), Àngels Chacón (PDeCAT) e Jéssica Albiach (En Comú Podem) falarem em catalão “em um debate eleitoral para toda a Espanha”.
Participar en un debate electoral sobre #14F para toda España y no ver la ventana de oportunidad que supone hacerlo en la lengua que permite que te comuniques con todo el mundo es provinciano a la par que maleducado #DebateCATrtve #GanaIlla
— Sònia Guerra López/❤ (@SonyaGuerraLpz) January 31, 2021
As palavras da deputada Sònia Guerra foram apoiadas Helena Caballero, deputada do PSOE em Valladolid. Para Caballero, falar em catalão em um debate sobre eleições na Catalunha, assistido por sete 7,5 milhões de catalães é “dizer que não querem que entendam o que estão dizendo”.
Es además decir que NO quieres que te entiendan https://t.co/oWQ52U1UMV
— Helena Caballero (@Caballerohelena) January 31, 2021
Vale a pena ler: O Ministro de Educação que tinha o objetivo de “espanholizar os alunos catalães”