Na próxima quinta-feira, 9 de junho, a delegação do governo da Catalunha em Portugal organizará uma sessão de boas-vindas aos estudantes catalães do programa Erasmus.
O evento, realizado de maneira virtual, tem o objetivo de solucionar as dúvidas dos alunos que, a partir do segundo semestre, estudarão em uma universidade portuguesa. Nesse sentido, os universitários catalães receberão informações detalhadas sobre alojamentos, serviços de atenção sanitária e outros.
Vale a pena ler: Como é o sistema de ensino na Catalunha?
Sobre o programa Erasmus
Por meio deste programa da União Europeia voltado para o Ensino Superior, os alunos podem estudar em centros universitários de outros países da União Europeia.
Entre 2014 e 2020, esse programa contou com um orçamento de 14,7 bilhões de euros, e mais de 4 milhões de estudantes participaram do programa. Para o período 2021 – 2028, o orçamento é de 28 bilhões de euros.
Além da possibilidade de estudar em universidades de outros países da União Europeia, os alunos do programa Erasmus também podem fazer estágios em empresas. Mensalmente, os alunos recebem uma ajuda econômica correspondente ao custo de vida do país onde estudarão. Vale a pena lembrar, também, que o período mínimo de estadia no país selecionado é de seis meses.
O evento de boas-vindas organizado pela delegação do governo da Catalunha em Portugal começará às 11h (horário de Barcelona).