Gerard Piqué, zagueiro do FC Barcelona, foi o segundo jogador da Liga a falar publicamente sobre o julgamento aos líderes independentistas catalães. Anteriormente, Àlex Granell, capitão do Girona, dedicou a vitória de sua equipe contra o Real Madrid, na capital espanhola, aos líderes catalães julgados desde 12 de fevereiro deste ano.
Em 28 de fevereiro, após a vitória do Barça por 3 a 0 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, em partida decisiva das semi-finais da Copa do Rei, Piqué fez uma dura crítica ao papel da imprensa espanhola na cobertura das sessões do julgamento. De acordo com o atleta catalão, “se as câmeras da Espanha dedicassem mais tempo ao julgamento injusto, e menos tempo a falarem do VAR, o país estaria melhor”.
No Twitter, Carles Puigdemont elogiou e agradeceu as palavras de Piqué: “Extraordinário. Obrigado, Piqué, pelo compromisso e pela coragem”.
Quatro dias depois, Piqué voltou a mostrar sua visão sobre o julgamento aos líderes independentistas catalães. Após nova vitória do FC Barcelona contra o Real Madrid, também na capital espanhola, por 1 a 0, um jornalista afirmou que, no dia 20 de setembro de 2017, “houve rebelião”, e que os manifestantes “subiram sobre os carros da polícia”. Piqué respondeu: “Não foi rebelião, e ninguém pode ser condenado a anos de prisão por isso”.
Em 7 de março, o zagueiro catalão afirmou que Enric Millo, ex-delegado do governo espanhol na Catalunha, é um “mentiroso e manipulador”. Millo, que compareceu à sala do Tribunal Supremo como testemunha, havia apresentado um fragmento de 2 segundos de um vídeo em que Jordi Cuixart, presidente da Òmnium Cultural, dizia “irão embora daqui quando dissermos”. O vídeo foi gravado na noite de 20 de setembro, quando houve uma grande mobilização diante da sede do Departamento de Economia da Generalitat de Catalunya. Enric Millo, porém, ocultou o que realmente havia dito Cuixart. O que o presidente da Òmnium fazia era organizar um corredor, formado por policiais, para que a comitiva judicial pudesse passar, e pediu o afastamento dos manifestantes. Em seu Twitter, Piqué mandou este recado para Millo: “Para o seu conhecimento, Enric Millo, você sim que mente e manipula os vídeos”.