Curiosidades da Páscoa na Catalunha

Mais publicações

No Brasil, o chocolate não deixa de ser um dos grandes símbolos da Páscoa. Sejam simples bombons ou grandes ovos, é muito difícil satisfazer-se com um domingo de Páscoa sem essas delícias. No dia seguinte, podemos levar uns pedacinhos de chocolate para a escola ou para o trabalho. Esses costumes estão enraizados em nossa cultura, e diferem, por exemplo, da catalã.

Na Páscoa na Catalunha, as crianças não ganham meros bombons ou simples ovos. Eles ganham mones de Pasqua. E o dia seguinte à Páscoa, segunda-feira, é de folga. Confiram, a seguir, o que são as mones de Pasqua catalãs, e entendam o motivo de segunda-feira não ser um dia laboral por lá.

Leitura sugerida: Terres de l’Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha

Páscoa com mones

Mones de Pasqua - jogadores do FC Barcelona | créditos de imagem: Forn de Pa Artesà Miralles
Mones de Pasqua – jogadores do FC Barcelona | créditos de imagem: Forn de Pa Artesà Miralles

As mones de Pasqua mais tradicionais são os bolos de brioche bastante confeitados, e que contam com ovos de chocolate como adorno principal. Atualmente, as mones de Pasqua também podem ter outros formatos, bem mais elaboradas, tornando-se complexas e lindas esculturas de chocolate. A fim de atenderem o gosto das crianças, donos de confeitarias investem na criatividade, e produzem mones com formas que lembram, fatos e personagens públicos. Em 2018, uma das mones que mais chamaram a atenção foi a da urna do Referèndum (2017). Mones de Pasqua que homenageiam os jogadores do FC Barcelona também fazem muito sucesso.

De acordo com a tradição da data, os padrinhos presenteiam seus afilhados com uma mona. O ato de presentear também pode partir do avô para seus netos. Além dessa tradição, há outras que merecem um destaque especial:

  • de acordo com o escritor e folclorista Joan Amades, em seu livro Costumari català, a receita da mona data do século XV, e não continha chocolate. Os ovos eram de galinha;
  • o chocolate passou a ser parte integrante das mones a partir do século XVI, com a chegada do cacau proveniente das Américas;
  • a simbologia dos ovos está ligada à chegada da primavera e aos rituais de fertilidade;
  • antigamente, a mona só poderia ter, no máximo, 12 ovos. A quantidade de ovos equivalia à idade do afilhado que recebia a mona. Os sobrinhos só poderiam ganhar mones até os 12 anos;
  • ainda não há um consenso sobre a origem da palavra mona. Uns dizem que o termo é originado de um termo em língua árabe que significa “presente“; outros, dizem que mona pode ser um termo oriundo de uma tradicional festa na Grécia antiga.

Segunda-feira de Páscoa: sinônimo de folga

O domingo de Páscoa é sucedido por uma segunda-feira de folga. O mesmo acontece no dia 26 de dezembro, o Dia de Sant Esteve. Essa data posterior ao Natal é aproveitada para as reuniões familiares.

A tradição de prolongar o feriado vem do século IX, quando a região da Catalunya Vella pertencia ao império de Carlos Magno. Na Idade Média, deslocar-se de um local de residência para outro era um processo demorado, devido às precárias formas de transporte e à falta de iluminação. Portanto, as viagens de retorno eram realizadas já a partir das primeiras horas da manhã do dia seguinte ao feriado, para que houvesse tempo suficiente de retornar, em melhores condições, aos domicílios.

Essa tradição também existe em outros países cujos territórios estavam ligados ao Império Carolíngio, como as atuais Alemanha e França.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -