Criado manifesto pelo confinamento total da Catalunha

Mais publicações

A organização política Primàries Catalunya reúne milhares de assinaturas em manifesto pelo confinamento total da Catalunha. O objetivo é exigir ao governo catalão que “tome as decisões necessárias para que os cidadãos possam cumprir as ordens de confinamento total do território”. A iniciativa se deve ao contínuo rechaço do governo da Espanha de confinar totalmente a Catalunha. Nesta quinta-feira, o governo espanhol voltou a afirmar que apenas o Ministro de Saúde, Salvador Illa, pode ordenar o confinamento total do território catalão.

Íntegra do manifesto pelo confinamento da Catalunha

Compartilhando a angústia dos catalães pela crise na saúde provocada pelo COVID-19, o orgulho em relação a todos os nossos profissionais de saúde, a indignação contra a irresponsabilidade do governo espanhol, e a frustração pelos gestos vazios e limitados do governo catalão,

Catalunha Primária manifesta:

Que o objetivo político desta crise é controlar a disseminação do vírus da maneira mais eficiente possível, por meio de um confinamento inteligente e solidário, para evitar o colapso dos hospitais.

É por esse motivo que exigimos ao governo da Catalunha que tome as decisões necessárias e forneça as ferramentas oportunas para que os cidadãos da Catalunha possam cumprir as ordens totais de confinamento total, seguindo o que foi anunciado oficialmente pelo Presidente Quim Torra, em uma conferência de imprensa.

Portanto, instamos a Generalitat de Catalunya a materializar sua crítica às decisões irresponsáveis ​​do Estado espanhol.

Notícia relacionada: Confinamento na Catalunha pode durar até junho, aponta relatório

Nesse sentido:

  • As experiências da China e da Itália mostram que é necessário um confinamento severo e por territórios, para baixar a curva de contágio e impedir o colapso do sistema de saúde.
  • Podemos constatar que o número de mortos na Espanha pode superar o registrado em outros países no mesmo período de tempo. Exigimos a restrição da livre circulação em todo o território, a fim de não colocar em risco as áreas menos afetadas.
  • Apoiamos o pedido de especialistas médicos catalães como o do presidente da Associação Médica da Catalunha, Jaume Padrós e o do pesquisador Oriol Mitjà, de demissão do comitê de emergência espanhol por todos os erros cometidos nas últimas semanas.
  • Denunciamos que, além do estado de alarme decretado pelo governo espanhol –  justificado com declarações patrióticas de unidade e não com um rigoroso plano de contenção pandêmicao Estado espanhol anunciou um plano totalmente insuficiente para evitar a quebra de milhares de pequenas e médias empresas. Nesse sentido, gostaríamos de destacar medidas como as da Dinamarca, que garantirão o pagamento de todos os salários em troca de cinco dias de férias; a proibição de demissões na Itália; e a suspensão dos impostos e pagamento de luz e gás na França.
  • É preciso que tenhamos um plano próprio contra eventuais crises na saúde e na economia. Um plano elaborado a partir da excelência científica que temos na Catalunha, junto com um governo da Catalunha que esteja disposto a agir de maneira soberana, e com a participação de todos os cidadãos: trabalhadores autônomos, pequenas empresas, organizações e entidades que conhecem suas necessidades. O tecido produtivo catalão será capaz de enfrentar a crise e poderá se recuperar dela.
  • A irresponsabilidade do governo espanhol põe em perigo a população; a subordinação do governo catalão também. Vamos mudar isso!

Por todas essas razões, o abaixo-assinado exige que, para a segurança de todos, o Governo da Catalunha especifique as medidas necessárias para que, tanto empresas como cidadãos, possam cumprir as recomendações de especialistas e profissionais de saúde, que solicitam total confinamento interno e fechamento periférico da Catalunha.”

Para assinar o manifesto, acessem este endereço. #TanquemCatalunya.

LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)

Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -