Cresce a rejeição à gestão do governo de Prohens e a maioria quer uma mudança de presidência, segundo o CIS

Mais publicações

39,1% dos cidadãos das Ilhas qualificam a gestão do governo de Marga Prohens como “ruim”, e mais 12,3% a consideram “muito ruim”. São dados de um estudo do Centro de Pesquisas Sociológicas espanhol (CIS) correspondente ao mês de março, publicado hoje, que reflete uma avaliação crítica em relação à gestão do executivo do PP. Por outro lado, 30,5% acreditam que o governo está fazendo uma boa gestão e apenas 1,1% a considera “muito boa”.

Segundo a pesquisa, quase metade dos entrevistados (49%) acredita que a situação das Ilhas é pior do que antes das eleições de 2023. Apenas 20,9% consideram que está melhor.

Também há um amplo apoio a uma mudança de liderança política: 59,2% dizem que querem um novo presidente autonômico, enquanto 17,7% optam pela continuidade de Prohens. Além disso, 4,7% gostariam do retorno de Francina Armengol ao Consulado do Mar.

O PSOE, ligeiramente à frente na intenção de voto

Em relação às preferências de voto em futuras eleições autonômicas, o PSOE obteria o apoio de 23,1% dos entrevistados, ligeiramente acima do PP, com 21,9%. Vox receberia 10,6% dos votos e Més per Mallorca, 5,4%.

Em âmbito espanhol, os resultados são semelhantes: 26,1% votariam no PSOE, 21,3% no PP e 11,6% no Vox.

A habitação e o turismo, as grandes preocupações

A pesquisa também questiona quais são as iniciativas mais necessárias que o governo autonômico deveria empreender nos próximos anos. A habitação lidera claramente as prioridades, com 37,1% das respostas. Em segundo lugar está o turismo, com 20,6%, que inclui preocupações como o excesso de oferta turística e a massificação causada pelo aluguel turístico.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -