Organizações civis anunciaram uma convocação de protestos contra discurso público de Pedro Sánchez em Barcelona, agendado para a próxima segunda-feira. O líder do governo espanhol discursará, no Teatro Liceu, sobre os indultos que deverão ser concedidos aos líderes independentistas catalães. O evento, intitulado “Reencontro: um projeto de futuro para toda a Espanha“, tem por objetivo explicar a estratégia política do líder socialista.
Vale a pena ler: Manifestação em Barcelona contra aumento da conta de luz
“Clemência não é justiça”
Em um comunicado, as organizações Poble Lliure e La Forja argumentam que “os indultos não são o fim da luta independentista e nem da repressão”. Nesse sentido, o discurso de Pedro Sánchez em Barcelona é considerado um “engano”.
“As 13 pessoas que terão o indulto não serão os primeiros e nem os últimos presos independentistas”, denunciam. As “mais de 3 mil pessoas perseguidas por diversos tribunais, sujeitas a multas elevadas, inabilitações e prisões” também “relembram que a repressão não parou”.
A convocação de protestos por parte de Poble Lliure e La Forja será acompanhada pela manifestação política organizada pela ANC. De acordo com a principal entidade civil independentista, “não se pode indultar um delito inexistente, e muito menos que os indultos sejam a solução do conflito catalão”. A concessão de indultos por parte do governo espanhol é considerada pela ANC uma “tentativa de mostrar que há um avanço na resolução do conflito”, mas que, “esse não é o caso”. Dessa forma, a entidade qualifica a estratégia política de Pedro Sánchez como “uma falsa compaixão do movimento independentista, que continua reprimido e perseguido”.
Vale a pena ler: ANC acusa o Estado espanhol de “não respeitar o direito à autodeterminação”
“Impedir pacificamente o discurso de Sánchez”
O jurista Josep Costa, ex-vice-presidente do Parlamento catalão, se mostrou a favor de um “impedimento pacífico” do discurso de Sánchez. “Eu também creio que um bom ato de desobediência civil seria reunir-nos para impedir pacificamente a realização do discurso de Pedro Sánchez no Teatro Liceu”, publicou no Twitter.
Jo també crec que un bon acte de desobediència civil seria reunir-nos per impedir pacíficament la celebració de l’acte de @sanchezcastejon al Liceu.
— Josep Costa (@josepcosta) June 18, 2021