Conselleria reabre todos os centros educativos afetados pela gota fria, embora alguns ainda não estejam em condições

Mais publicações

A Conselleria d’Educació reabriu hoje os oito centros educativos afetados pela gota fria que farão as aulas em módulos pré-fabricados, embora a FAMPA adverte que alguns ainda não estão em condições de acolher as crianças. No entanto, a conselleria quis abrir os centros de qualquer maneira.

O ano letivo, que começava na segunda-feira, foi adiado em alguns centros públicos de municípios afetados pela gota fria, como Massanassa, Catarroja, Alfafar (Horta Sud) e Algemesí (Ribera Alta), porque os módulos pré-fabricados ainda não estavam totalmente prontos. A comunidade educativa e as famílias denunciaram a situação e se concentraram no CEP Lluís Vives e na escola infantil Ausiàs March de Massanassa.

Os alunos desses centros compareceram hoje em suas escolas. O CEIP Carme Miquel de Algemesí iniciará as aulas de forma progressiva por decisão da escola, conforme informa a conselleria. Assim, hoje começaram os cursos de 3º, 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, amanhã será a vez dos alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental, e na segunda-feira será a vez da educação infantil.

Por outro lado, as famílias do CEIP Orba de Alfafar optaram por não levar as crianças à escola porque alegam que ela não cumpre as condições mínimas de segurança. Assim, conforme explicou ao VilaWeb Rubén Pacheco, presidente da Confederação de AMPA Gonzalo Anaya e da FAMPA Valência, apenas sete alunos compareceram aos módulos pré-fabricados. A prefeitura da localidade manterá até segunda-feira um espaço alternativo para as crianças desta escola.

Por sua vez, a conselleria assegura que todos os centros possuem certificados de segurança emitidos pela empresa responsável pela montagem das instalações, “que garantem que a atividade letiva pode começar normalmente.” No entanto, ressalta que nos quatro centros de Massanassa, Alfafar e Algemesí “ainda existem pequenos detalhes que serão ajustados fora do horário letivo para não interferir no trabalho educativo.”

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -