Conheçam a famosa sobremesa do Dia dos Pais na Catalunha: a crema

Confiram a história da 'crema catalana', sobremesa típica do Dia dos Pais na Catalunha

Mais publicações

19 de março, Dia dos Pais na Catalunha. Celebrado em um período bem distante daquele ao que os brasileiros estão acostumados, o Dia de Sant Josep marca o calendário catalão com um sabor, um formato e umas cores inconfundíveis. Nessa data, a crema (também conhecida como crema catalana, crema cremada, crema casolana e crema de Sant Josep) é a sobremesa por excelência que marca presença na mesa dos catalães.

O Aqui Catalunha conta um pouco aos seus leitores sobre esse histórico prato que adoça o Dia dos Pais na Catalunha, por meio de referências históricas e gastronômicas. Cultura catalã em seu esplendor.

Leitura sugerida: Contos infantis catalães – Quem é Teo?

A origem da crema de Sant Josep

As informações apresentadas neste texto têm por base principal o site Cuina.cat, especializado em receitas da gastronomia catalã. Em uma de suas publicações, é apresentada uma das lendas mais conhecidas sobre a origem da crema de Sant Josep.

Segundo essa lenda, um bispo, em sua visita a um convento, foi recebido por algumas monjas com uma espécie de pudim. Tratava-se de uma sobremesa muito bem avaliada por quem a degustava. Uma aposta certeira para agradar o paladar de qualquer pessoa, inclusive a de alguém como um bispo. Entretanto, a visita era tão importante que as encarregadas de preparar a sobremesa cometeram erros na preparação do pudim, que não ficou tão sólido como deveria. A solução encontrada para melhorar o aspecto do doce foi cobri-lo com uma camada de açúcar queimado.

As monjas, então, levaram o “obséquio” para o bispo. Em sua primeira e farta colherada, o bispo queimou a língua, já que a camada de açúcar queimado era bastante recente. Ele teria gritado “Crema, crema!” (algo como “Está queimando, está queimando!”). Esse cômico episódio representa a origem desse doce, a crema.

Para além do imaginário popular: referências às primeiras documentações

A cultura catalã é repleta de palavras e imagens que brotam do poço profundo do imaginário coletivo. Os dragões, por exemplo, estão presentes em mais de um aspecto cultural da Catalunha. Podemos citar a Diada de Sant Jordi (23 de abril) e os dracs, que têm presença certa em todos os grandes festivais organizados nos bairros, festivais conhecidos como festes majors.

A crema de Sant Josep também tem essa origem que repousa na imaginação popular. Entretanto, isso não quer dizer que careça de referências documentadas. Conforme apresentado em Cuina.cat, livros de receita escritos medievais em língua catalã, como o Llibre de Sent Soví (de 1324) e o Llibre del Coch (de 1520) incluíam essa sobremesa (mais especificamente, fazia referência a elaborações feitas a partir de leite de cabra e ovos). Além dessas obras, a crema catalana também esteve bastante presente nos relatos escritos pelo escritor e barão Rafael d’Amat entre 1768 e 1819.

Que tal conferir como uma crema é preparada? Confiram, a seguir, uma demonstração do restaurante Gat Blau.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -