Cinco noções básicas sobre a Catalunha

Mais publicações

Como representante jornalístico da Catalunha no Brasil, o Aqui Catalunha tem a missão de trazer para o público de língua portuguesa os fatos que marcam a atualidade catalã, sem deixar de olhar para o passado, e com os olhares preparados para o futuro. A fim de que os leitores entendam cada vez melhor as linhas da malha que embasa e explica a Catalunha atual, propomos uma análise e aprendizado de tudo aquilo que constitui o território catalão.

Nesta publicação, serão apresentadas cinco noções básicas sobre a Catalunha. Tratam-se de noções que buscam reafirmar a Catalunha em seu lugar que lhe corresponde: no degrau do que lhe é único. Ao falarmos de Catalunha, falamos de um território com uma identidade marcante, milenar e próspera.

1) O catalão é um idioma com sua própria estrutura

Na Catalunha, há três idiomas oficiais: o catalão, o castelhano e o occitano. Não é raro que considerem o catalão um dialeto do castelhano. Basicamente, um dialeto é formado por um conjunto de variações linguísticas características de uma determinada região em relação ao idioma nacional. O catalão, porém, possui uma milenar e independente tradição literária, e foi protagonista em alguns dos documentos europeus mais importantes. Inserido no coração da cultura da Catalunha, o catalão é difundido internacionalmente por meio do Institut Ramon Llull. No ano de 1918, Pompeu Fabra publicou a Gramàtica de la llengua catalana, que estabelecia as normas gramaticais do catalão. Atualmente, porém, é massiva a presença de termos da língua espanhola na escrita e oralidade do catalão. Uma das explicações para esse fato é a repressão que a língua catalã sofreu após a Guerra de Sucessão Espanhola (finalizada em 1714, com a derrota dos catalães) e, também, nos anos da ditadura franquista.

Montgarri, em Vall d’Aran (Lleida)

2) A Catalunha é constituída por quatro províncias

O território catalão é formado pelas seguintes províncias: Barcelona, Girona, Tarragona e Lleida. A cidade de Barcelona, capital catalã, é dividida em dez distritos: Ciutat Vella, Eixample, Sants-Montjuïc, Les Corts, Sarrià-Sant Gervasi, Gràcia, Horta-Guinardó, Nou Barris, Sant Andreu e Sant Martí.

Girona, por sua vez, é conhecida por sua forte essência medieval, conservada até os dias de hoje. Girona foi, também, o local de nascimento de Carles Puigdemont, 130º presidente da Generalitat de Catalunya. Tarragona é especialmente famosa por seus concursos de castelos humanos, cujos membros são conhecidos como castellers. O slogan turístico da cidade de mesmo nome é Tarragona, Ciutat de Castells. Em relação à província de Lleida, é lá onde está situado um dos mais conhecidos destinos turísticos da Catalunha: a região de Vall d’Aran. Lleida também é famosa por ser o lugar de nascimento de Marc Màrquez, pilto supercampeão de MotoGP.

3) Touradas na Catalunha, proibidas

Em 2010, o Parlament de Catalunya decidiu em votação que a prática de touradas seria erradicada do território. Foram 68 votos a favor da decisão, e 55 contra. Os representantes que votaram contra a abolição das touradas pertenciam ao PP e Ciudadanos, partidos fortemente ligados à unidade espanhola. Em 2016, entretanto, o Tribunal Constitucional do Estado espanhol ditou uma sentença que derrubava a decisão do parlamento catalão. A prefeita de Barcelona, Ada Colau, porém, reiterou os esforços para impedir que as touradas voltassem à Catalunha. A última tourada no território catalão aconteceu em 2011.

4) A língua catalã possui mais falantes do que outras, mas ainda não é oficialmente reconhecida na União Europeia

De acordo com análises promovidas pela entidade Plataforma per la Llengua sobre a situação social da língua catalã, o número de falantes de catalão é superior ao de idiomas como o dinamarquês, o finlandês, o croata, o eslovaco, o maltês, o irlandês, o esloveno, o estoniano, o letão, e o lituano. Concretamente, mais de 13 milhões de pessoas conseguem entender o catalão, e mais de 10 milhões o falam. Apesar disso, a língua catalã ainda não pertence ao grupo das oficiais na União Europeia. Isso somente acontecerá com a inevitável independência da Catalunha.

Ball de bastons

5) Comidas e danças com o selo de origem catalã

A Catalunha tem a sua própria culinária e o suas próprias danças. Paellas e tortillas estão muito presentes em restaurantes catalães, mas a cozinha catalã é genuinamente mais conhecida por estes protagonistas: o pa amb tomàquet, a escudella amb carn d’olla, o mel i mató, o fricandó, a escalivada, a crema, os calçots, a esqueixada de bacallà, e outros. Em relação às danças, as mais populares são a sardana e o ball de bastons. Em outras publicações, serão oferecidos mais detalhes sobre cada uma dessas comidas e danças.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -