Depois de um mês de julho com temperaturas moderadas que poderiam lembrar mais o final do verão, agosto chegou com uma onda de calor que pode significar duas semanas de temperaturas acima da média. Provavelmente acabaremos considerando como uma onda de calor – que depende das temperaturas médias de cada região e ainda não está garantida – mas, de qualquer forma, não será nos primeiros dias. Tudo isso devido à entrada de uma massa de ar quente vinda do norte da África que se instalará aqui por cerca de duas semanas.
A brisa marinha fará com que, em geral, nos municípios do litoral as temperaturas sejam mais amenas, e que o calor mais intenso seja principalmente no interior. A contrapartida será o aumento da sensação de abafamento pela combinação de calor e umidade, e muitas noites mal dormidas devido a temperaturas mínimas noturnas especialmente altas.
Hoje a semana começou com tempo estável e um forte protagonismo do sol em todo o país. As temperaturas já começaram a subir em comparação com as de ontem, e foram registrados valores acima dos 35 °C em regiões como Vallès Occidental, Segrià, Priorat, Ribera d’Ebre, Comtal, Vall d’Albaida, Costera, Canal de Navarrés, Vall de Cofrents, Plana d’Utiel, Racó d’Ademús e Ports. Montesa (Costera) atingiu uma temperatura máxima de 37 °C, e Canals (Costera) e Aielo de Malferit (Vall d’Albaida) se aproximaram com 36,9 °C.
Amanhã já há ativos avisos do Meteocat para calor intenso em Alt Empordà, Segrià, Ribera d’Ebre e Terra Alta, que em princípio se estenderão até quinta-feira e a possibilidade de mais regiões serem adicionadas não está descartada. Em Alt Empordà, os valores mais altos poderiam ser entre 36 e 38 °C, mas em Ponent poderiam chegar ou até superar os 40 °C. Além dessas regiões, a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) também emitiu um alerta amarelo para calor intenso em Pallars, Alt Urgell e Noguera, com previsões de temperaturas máximas de 36 °C. Nas Ilhas não se chegará a temperaturas tão altas, com máximas em Mallorca entre 31 °C e 33 °C.
Na quarta-feira as temperaturas mínimas serão semelhantes ou ligeiramente mais altas, mas as máximas serão ligeiramente mais baixas. Onde se espera mais calor é em Pallars Jussà, Noguera, Segrià, Serrans, Racó d’Ademús, Plana d’Utiel, Vall de Cofrents, Canal de Navarrés, Costera e Vall d’Albaida. Na quinta-feira, o Meteocat também emitiu um aviso de calor intenso em Segrià e Pla d’Urgell.
A massa de ar quente voltará a intensificar as temperaturas no fim de semana, com máximas que poderão chegar ou superar os 40 °C nas regiões mais ocidentais, entre 34 °C e 37 °C no interior e até 33 °C no litoral, onde o abafamento será protagonista.
Proteção Civil recomenda beber muita água para se manter hidratado, evitar atividades ao ar livre nas horas mais quentes e ventilar a casa de manhã e à noite, quando as temperaturas são mais baixas.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.