O desenhista Jordi Viladoms, autor dos personagens Pesquis i Baliga e En Pere sem medo em Cavall Fort, faleceu repentinamente aos cinquenta e sete anos em 5 de julho. Hoje, mais de um mês depois, a revista publicou a última vinheta de Pesquis i Baliga inacabada. Trata-se da edição 1513/1514 que deveria ter saído no último número da publicação. Viladoms a desenhou, mas não conseguiu pintá-la.
Adeus, Viladoms
Com o coração apertado, escrevemos este artigo para nos despedirmos de Jordi: https://t.co/X4MIQpla2N
Até sempre!
![]()
![]()
pic.twitter.com/vdMBRSwxBA
— Cavall Fort (@cavallfort) 14 de agosto de 2025
“Viladoms nos entregava pontualmente, a cada quinze dias, a história finalizada de Pesquis i Baliga. Antes nos mostrava o esboço feito a lápis. Depois redesenhava com tinta preta, como a que aparece neste número na contracapa. E então fazia ainda mais magia quando a preenchia com cores e a história se tornava completamente viva”, explicou a revista em um artigo.
Nascido em 1967 em Sant Vicenç de Castellet (Bages), Viladoms estudou belas artes e teve uma longa carreira como ilustrador em jornais e editoras. Foi responsável pela capa do número 1 da revista El Tatano, e trabalhou para La Vanguardia, La Galera, Laertes, Publicacions de l’Abadia de Montserrat e Text, entre outros.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.