Com base nos indicadores do Digital Economy and Society Index (DESI), índice de referência criado pela Comissão Europeia para medir e comparar a competitividade no continente, constatou-se que a Catalunha está no Top 5 do desenvolvimento digital europeu.
A constatação foi possível graças a um estudo elaborado pelo Departamento de Políticas Digitais do governo da Catalunha, em parceria com o Instituto Basco de Competitividade da Universidade de Deusto, e o Cercle Tecnològic de Catalunya (uma fundação privada sem fins lucrativos aberta a profissionais que trabalham no âmbito da Tecnologia de Informação).
Notícia relacionada: Catalunha lidera projeto europeu de ajuda aos imigrantes
As bases do desenvolvimento digital da Catalunha
A classificação do DESI é baseada em 44 indicadores, divididos em 5 bases: conectividade, capital humano, usos de serviços de Internet, integração de tecnologia e serviços públicos digitais. Os resultados obtidos pela Catalunha, em todas essas bases, superam a média europeia em 10 pontos, com um grau de desenvolvimento digital de 62,47%.
À frente da Catalunha estão Finlândia, Suécia, Holanda e Dinamarca, países que costumam liderar o desenvolvimento digital na Europa. Um menor grau de desenvolvimento no âmbito da digitalização foi alcançado pelo Reino Unido e países como Irlanda, Luxemburgo, Estônia e Espanha, posicionada em 12º lugar no índice.
Números do desenvolvimento catalão:
- conectividade: a Catalunha é líder em cobertura de banda larga móvel, e está na segunda posição no tocante à implantação de banda larga rápida.
- serviços públicos digitais: a Catalunha ocupa a primeira posição na Cibermedicina (uso da Internet para prestação de serviços médicos). Além disso, é líder na prestação de serviços públicos digitais para empresas.
Notícia relacionada: Criada plataforma para internacionalização de empresas catalãs
- capital humano: liderança catalã no número de graduados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
- usos de serviços de Internet: liderança no número de usuários habituais de Internet (97,2%) e nas compras online (91,5%). Por outro lado, ocupa a última posição no consumo digital de músicas e jogos (56,8%).
- integração de tecnologia nas empresas: a Catalunha ocupa a 10ª posição, com 46,97%. Os avanços mais destacados nessa área estão na troca eletrônica de informações (54,4%) e no uso das redes sociais (31,7%).
A chave para a recuperação econômica
Os resultados foram explicados pelo representante da Comissão Europeia em Barcelona, Ferran Tarradellas. De acordo com Tarradellas, “a digitalização será chave para a recuperação econômica depois da pandemia”.
Participaram da apresentação, também, o secretário do Departamento de Políticas Digitais do governo catalão (Jordi Puigneró) e o coordenador do Laboratório de Economia Digital do Instituto Basco de Competitividade da Universidade de Deusto (Agustín Zubillaga).
A notícia apresentada nos meios de comunicação locais
Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol
Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.