Catalunha começa a fabricar respiradores com impressoras 3D

Mais publicações

O início desta semana será marcado por um fato que dará muitas esperanças para as pessoas gravemente infectadas pelo coronavírus. Nesta segunda-feira, Catalunha começa a fabricar respiradores com impressoras 3D. Na última semana, o Aqui Catalunha divulgou o anúncio de outras três iniciativas extremamente necessárias ao combate ao COVID-19. Confiram, a seguir, a relação delas:

A essas notícias adicionamos a da ativação do certificado de autorresponsabilidade, que entra em vigor na Catalunha nesta segunda. Trata-se de um recurso criado para facilitar o controle da polícia catalã nas ruas durante os próximos dias (provavelmente, semanas) de estado de alarme.

Sugestão de leitura: Materiais para hospitais da Catalunha são confiscados em Madrid

“Feitos na Catalunha”: os respiradores feitos com impressoras 3D

Prevê-se que sejam construídas até 100 deles por dia | Imagem divulgada pelo Departamento de Saúde do governo da Catalunha
Prevê-se que sejam construídas até 100 deles por dia | Imagem divulgada pelo Departamento de Saúde do governo da Catalunha

A fabricação de respiradores com impressoras 3D, com início nesta segunda-feira, tem por objetivo mais imediato o fornecimento deles para os hospitais no próximo fim de semana. O elevado número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus representa um dificílimo desafio para os centros médicos, já que há menos aparelhos respiratórios que pacientes em estado grave. De acordo com comunicado feito pelo Departamento de Saúde do governo catalão, poderão ser fabricados até 100 respiradores por dia.

O projeto foi promovido pelo Centro Tecnológico Leitat e pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona, e contou com a colaboração tecnológica das empresas HP, Airbus, Navantia e SEAT, além do apoio de CatSalut (serviço do governo catalão de atenção à saúde), Consórcio Sanitário de Terrassa e do Hospital Parc Taulí de Sabadell.

Resultados positivos nos testes

Os aparelhos foram testados com um pulmão artificial no Hospital Clínic de Barcelona e no Parc Taulí de Sabadell. Após o resultado positivo dos testes, decidiu-se por sua produção. Foi nesse momento que as empresas Airbus e Navantia entraram no projeto. De acordo com os organizadores, o grande êxito do projeto é permitir que haja uma produção em larga escala de respiradores.

Para esta semana, está prevista a produção de entre 50 e 100 respiradores por dia, mas os organizadores do projeto acreditam que esse número poderá ser superado.

O respirador será conhecido como Leitat 1. Seu desenho e componentes, desenvolvidos com o maior nível possível de simplicidade, reduzem a complexidade da produção e acoplamento do aparelho. Uma versão melhorada, o Leitat 2, já está em fase de preparação. A produção dos respiradores feitos com impressoras 3D acontecerá nas instalações do Consórcio da Zona Franca de Barcelona, e contará com as equipes de produção da HP e SEAT.

Sobre o Centro Tecnológico Leitat

Leitat é um centro tecnológico de Direito Público e Privado, e foi fundado em 1906. Atualmente, colabora com 45 países no desenvolvimento de mais de 215 projetos relacionados com a biotecnologia, saúde, química industrial, energias renováveis e processos de produção.

NOTA EDITORIAL

A escassez de respiradores, infelizmente, não é um problema que ocorra em apenas uma parte do mundo. No Brasil, são muitos os hospitais que carecem desses aparelhos. O Aqui Catalunha acredita que esta notícia publicada possa, de alguma forma, ser aproveitada no território brasileiro. Além de estarmos atentos ao cenário da evolução do COVID-19 no Brasil, fomos contactados por catalães residentes no Nordeste, que nos enviaram suas preocupações com a alarmante falta de respiradores nos hospitais dos estados da região.

Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.

Saibam como ser assinantes do Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -