fbpx

Carles Puigdemont concorrerá às eleições europeias

Na manhã deste domingo, Carles Puigdemont anunciou que liderará o partido Junts per Catalunya (JxCat) nas eleições europeias, que culminarão no dia 26 de maio. O líder catalão, em seu Twitter, disse que “chegou a hora de dar mais um passo para internacionalizar o direito à autodeterminação da Catalunha, do coração da Europa para o mundo todo”. De acordo com Elsa Artadi, porta-voz do governo catalão, a presença de Puigdemont “será a melhor maneira de denunciar a repressão vivida”.

Candidaturas lideradas por presos políticos e exilados

Os meses de abril e maio serão marcados pelas eleições espanholas (28 de abril) e municipais / europeias (26 de maio). O atual momento político na Catalunha, na Espanha e na Europa tem repercutido na formação das alianças independentistas, e também na escolha dos representantes que participarão dos pleitos. Para as eleições espanholas, os partidos JxCat e PDeCAT pactaram que Jordi Sànchez (um dos presos políticos), Laura Borràs (secretária do Departamento de Cultura da Generalitat), Míriam Nogueras (vice-presidente do PDeCAT) e o eurodeputado Ramon Tremosa liderarão a lista de JxCat.

Nas eleições em Tarragona, o líder de JxCat será o Josep Rull, preso político. Em Lleida, o líder de JxCat nas eleições será outro preso político, Jordi Turull. Já em Girona, Alonso-Cuevillas, advogado de Carles Puigdemont, será o líder da lista de Junts per Catalunya para a eleição local. Cuevillas comentou sua entrada no mundo político desta forma: “Em momentos excepcionais, decisões excepcionais”, e completou sua mensagem dizendo que, em breve, dará mais informações sobre sua decisão de concorrer às eleições municipais. Em Barcelona, um dos candidatos a assumir a prefeitura local será Joaquim Forn, um dos doze presos políticos catalães. Elsa Artadi o acompanhará na lista, e será a representante nº 2.

 


 

Participe do financiamento coletivo do jornal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *