Benedict Cumberbatch e Terry Gilliam serão as grandes figuras do Festival de Cinema de Sitges 2025

Mais publicações

O Festival de Cinema Fantástico de Sitges apresentou a programação completa da 58ª edição, que inclui a presença de figuras poderosas do cinema mundial como o ator Benedict Cumberbatch e o humorista e cineasta Terry Gilliam, conhecido por ser um dos integrantes do Monty Python. Além disso, este ano, o festival exibirá títulos de cineastas tão renomados como o grego Yorgos Lanthimos, o sul-coreano Park Chan-wook, o mexicano Guillermo del Toro e o norte-americano Francis Lawrence.

Dessa forma, Cumberbatch receberá o Prêmio Máquina do Tempo. Também serão reconhecidos com o mesmo prêmio William Fichtner, Enzo G. Castellari e Ben Wheatley. Quanto aos Grandes Prêmios Honoríficos, serão concedidos a Carmen Maura, Joe Dante e Terry Gilliam. Maura, que este ano participa do evento com Vieja loca, será distinguida por uma trajetória com diretores como Pedro Almodóvar ou Álex de la Iglesia. Joe Dante será premiado como responsável por obras icônicas como Gremlins e Gremlins 2 e, por fim, Gilliam será reconhecido como diretor de clássicos como Brazil e 12 Monkeys. Além disso, já faz meses que foi anunciado que Sean S. Cunningham também receberá o prêmio.

O festival confirmou que encerrará com A Longa Marcha, um enredo de sobrevivência dirigido por Francis Lawrence que adapta o livro homônimo de Stephen King. Além disso, serão exibidos filmes aguardados como Bugonia, de Yorgos Lanthimos; Frankenstein, de Guillermo del Toro; Scarlet, de Mamoru Hosoda, e Drácula, de Luc Besson.

Completa-se a seção oficial

Na Seção Oficial Fantástica em Competição haverá No other choice, de Park Chan-wook, uma sátira sobre o capitalismo; Drácula, de Radu Jude; e Bulk, de Ben Wheatley. Também foram incorporadas produções como Balearic, de Ion de Sosa, Singular, de Alberto Gastesi, El susurro, de Gustavo Hernández Ibáñez, Todos los males, de Nicolás Postiglione, We bury the dead, de Zak Hilditch, Together, de Michael Shanks, e Death of a unicorn, de Alex Scharfman.

Os Prêmios WomanInFan, que reconhecem mulheres que marcaram o cinema de gênero, premiarão este ano Mary Harron, diretora e roteirista, e Nancy Loomis, atriz e ícone do cinema de terror, além de Gale Anne Hurd, já anunciada.

Em outras seções, como Órbita, Takashi Miike apresentará duas produções, Blazing fists e Sham, e Peter Chan – que também receberá um Grande Prêmio Honorífico – estreará She has no name.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -