O BBVA abrirá no início de setembro o período de aceitação da oferta pública de aquisição ao Banco Sabadell para poder incorporar no folheto os resultados semestrais de ambas as entidades e das assembleias de acionistas do Sabadell de 6 de agosto. Fontes do BBVA indicaram que o objetivo é fornecer aos acionistas ‘a informação mais completa possível’ para que possam tomar uma decisão. Além disso, a decisão evita que os acionistas tenham que decidir vender ou não em pleno mês de agosto, coincidindo com as férias de verão. Em 6 de agosto, os acionistas do Sabadell votarão se aprovam a venda de sua subsidiária britânica, TSB, para o Santander, bem como o dividendo extraordinário de 2,5 bilhões que resultaria disso.
O Sabadell planeja apresentar seus resultados financeiros para os primeiros seis meses do ano e o próximo plano estratégico em 24 de julho, enquanto o BBVA apresentará suas contas em 31. Inicialmente, previa-se que a CNMV aprovasse no final deste mês de julho o folheto da OPA do BBVA ao Sabadell, mas a apresentação de resultados e também a inesperada venda da TSB mudaram os cenários. O BBVA decidiu no final de junho continuar com a OPA apesar do endurecimento das condições anunciadas pelo governo espanhol.
Fontes do mercado afirmam que a decisão do BBVA de adiar o período de aceitação – acordado com a CNMV – na verdade não representará uma grande diferença em relação ao cenário inicialmente previsto, uma vez que o mês de agosto é normalmente inativo nos mercados financeiros. Assim, eles relativizam um eventual atraso na conclusão do período de aceitação da OPA, que é de no mínimo trinta dias e no máximo setenta.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*