Barcelona 1714, o filme que entra na história da Catalunha

Mais publicações

O ano de 1714 marcou um antes e um depois na história da Catalunha. A capital, Barcelona, foi alvo de incessantes bombardeios das forças bourbônicas, comandadas pelo monarca espanhol Felipe V, e em 11 de setembro daquele ano, sofreu sua derrota definitiva. A partir daquela data, a Catalunha mergulhou em uma época de perda de seus pilares sociais, constitucionais, jurídicos e linguísticos. Aquele ano é o pano de fundo temporal do filme Barcelona 1714, que estreou nesse 8 de junho de 2019, e marcou o início da 12ª edição do FIC-CAT, o Festival Internacional do Cinema em Catalão.

Publicação relacionada: Cinco noções básicas sobre a Catalunha

Uma parte da história da Catalunha nas telas

O filme Barcelona 1714 não dispôs de grandes recursos, mas o resultado esteve à altura da grandeza histórica que inspirou a produção. O projeto cinematográfico não contou com nenhuma subvenção ou financiamento público. A colaboração alternativa teve um papel crucial para que a concretização do filme fosse possível. Toda a produção possui uma ambientação que nos coloca nas ruas da Barcelona daquela época, da Guerra de Sucessão.

O enredo do filme tem a jovem Agnès, interpretada por Alba Brunet, que vive um dilema: fugir daquela Barcelona que vivia tempos bélicos, ou lutar pelo seu amor Jan (interpretado por Bernat Quintana), um soldado que batalhava para defender a capital catalã contra a invasão de 40 mil homens das tropas bourbônicas. Barcelona contava, naquele momento, com uma defesa formada por 6000 pessoas. Precisamente pela férrea resistência catalã, o dia 11 de setembro é lembrado com orgulho, e é celebrado como a Diada Nacional de Catalunya (Dia Nacional da Catalunha). Nos últimos anos, a data tem sido marcada por multitudinárias manifestações a favor da independência da Catalunha.

Curiosidades sobre Barcelona 1714

  • os efeitos visuais e cenários em 3D foram cuidados pelo estúdio colombiano de pós-produção Laburo Digital, cuja colaboração começou em 2017.
  • a rodagem do filme aconteceu entre os anos de 2013 e 2014.
  • o filme traz à tona os Miquelets. Os Miquelets eram os homens que, voluntariamente, compunham as forças armadas da Catalunha. De 1704 a 1714, defenderam as instituições, a Constituição, os direitos e as liberdades catalãs.
  • a realização do filme contou com um orçamento de 1,6 milhão de euros. Do total, 30 mil tiveram como origem o financiamento coletivo. Alguns dos colabores tiveram uma participação na rodagem da produção.

Para mais informações e fotos do filme, visitem seu site oficial e suas páginas no Facebook: Miquelets de Catalunya e Barcelona 1714. Na loja virtual do Aqui Catalunha, vocês encontrarão livros que retratam essa e outras épocas da história da Catalunha.

 

 

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -