Nesse domingo, o Barça feminino goleou a Juventus por 6 a 0, no Estádio Johan Cruyff, e conquistou seu primeiro Troféu Joan Gamper. A tradicional partida que abre a temporada do futebol masculino passa a ser, também, a festa do futebol feminino do clube.
Vale a pena ler: Barça feminino inicia pré-temporada com goleada por 17 a 0
Um início de temporada a todo vapor
A equipe treinada pelo novo treinador Jonatan Giráldez, que substituiu Lluís Cortés, iniciou esta temporada tal como terminou a anterior: fazendo muitos gols. As atuais campeãs da Copa da Rainha, Liga Iberdrola e Champions League marcaram 23 gols em dois jogos, e não sofreram nenhum.
O primeiro gol catalão foi marcado aos 2 minutos por Aitana, após grande assistència de Alèxia Putellas. Embora a Juventus tentasse achar seu lugar em campo, as jogadoras do Barça continuavam a mostrar o porquê de serem as melhores na atualidade. Um minuto depois do primeiro gol, Jenni Hermoso aproveitou assistência de Graham Hansen para fazer o 2 a 0.
Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Irene Paredes aumentou a diferença no placar. Quatro minutos depois, graças a uma assitência de Putellas, a craque Jenni Hermoso fez o quarto gol azul-grená, e o segundo de sua conta particular. E, ainda no primeiro tempo, aos 27 minutos, Graham Hansen marcou o quinto gol do Barça.
Vale a pena ler: Temporada histórica: Barça feminino conquista a tríplice coroa
Alta intensidade no segundo tempo
A grande intensidade mostrada no primeiro tempo dava asas à imaginação: quantos gols a equipe catalã marcaria contra o time italiano? Ainda que o alto ritmo fosse mantido no segundo tempo, o Barça marcou “apenas” mais um gol, obra de Bruna Vilamala.
A goleada maiúscula contra a Juventus é apenas um aperitivo para a temporada oficial, que começará no próximo dia 19 de agosto, com o Lyon, em partida válida pelas semi-finais da International Champions Cup. Antes dessa partida, no dia 13 de agosto, o Barça disputará um amistoso contra o Montpellier.
Festa no futebol masculino: o Barça também conquista o Troféu Joan Gamper contra a Juventus
Oficialmente, a partida contra a Juventus foi a primeira sem Lionel Messi como jogador do Barcelona. Entretanto, o time catalão foi capaz de impor um alto ritmo de jogo desde o início, e abriu o placar com o holandês Memphis. Foi o terceiro gol da nova contratação do time nesta temporada.
No segundo tempo, após um tiro de canto, Braithwaite fez o segundo gol azul-grená. A festa terminou com um bonito gol do meio-campista catalão Riqui Puig aos 92 minutos de jogo.
O próximo compromisso do time treinado por Ronald Koeman será no próximo domingo, contra a Real Sociedad, na estreia pela Liga espanhola.