Em nota divulgada no dia 20 de agosto, o Banco Central do Brasil anunciou a criação de um grupo de estudo sobre emissão de moeda digital. Entretanto, e antes de mais nada, é preciso deixar claro que essa moeda terá garantia nacional, à diferença de criptomoedas como o Bitcoin. Segundo a entidade, trata-se, apenas, de “uma nova forma de representação de moeda já emitida pela autoridade monetária nacional”.
Correspondência Brasil – Catalunha anterior: Cidades do sul do Brasil têm neve e temperaturas abaixo de zero
Os impactos de uma possível emissão de moeda digital no Brasil
Para o Banco Central, a emissão de moedas digitais por bancos centrais (CBDC – Central Bank Digital Currency) representa uma “possibilidade de melhorar o atual modelo de transações comerciais entre pessoas e países”.
A formação do grupo de estudo tem por objetivos analisar os benefícios que as CBDCs teriam para a sociedade, com base nas “especificidades e desafios do contexto nacional”. Serão avaliados, também, como os benefícios gerados por essa emissão serão complementares aos da implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que será lançado no próximo mês de novembro.
Logicamente, o grupo de estudos do Banco Central levará em consideração a segurança cibernética desse novo sistema de transações financeiras proposto. Além disso, analisará os possíveis impactos dessa moeda digital na estabilidade financeira do país, e o desenvolvimento de políticas econômica e monetária com base nesse possível novo contexto.

Declarações de Jair Bolsonaro geram debate no meio jornalístico
No último domingo (23), Jair Bolsonaro, após ser questionado por um jornalista sobre um depósito de R$ 89 mil por parte do ex-assessor do presidente na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro, respondeu: “Minha vontade é encher tua boca na porrada“.
As palavras do líder político foram imediatamente criticadas por setores políticos e, principalmente, pelos profissionais da imprensa. A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) emitiu uma nota em conjunto com O Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a ONG Repórteres sem Fronteiras, Artigo 19 e Conectas condenando a ameaça de agressão física do presidente contra o jornalista que lhe indagou.
Jair Bolsonaro, cujo nome esteve recentemente envolvido em uma denúncia ao Tribunal de Haia, se absteve de responder as perguntas dos jornalistas. Entretanto, a aprovação ao presidente, conforme apresentou o jornal Folha de São Paulo (em 13 de agosto), está no patamar mais alto desde o início de seu mandato.

Domènec Torrent conquista segundo empate consecutivo no Maracanã
Em sua quinta partida pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo, dirigido por Domènec Torrent, empatou com o Botafogo em 1 a 1. Em cinco jogos, o treinador catalão conquistou uma vitória, dois empates e duas derrotas.
A campanha do time carioca não satisfaz os torcedores, mas a campanha de outro técnico catalão, Pep Guardiola, à frente do Barcelona, tampouco começou bem. O Aqui Catalunha fez uma comparação entre as cinco primeiras partidas de Torrent à frente do Flamengo e as cinco primeiras partidas de Guardiola como treinador do Barça.
Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol
Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.