A lista de propostas de lazer na capital da Catalunha é enorme. Gastronomia, festas de bairro, apresentações musicais, passeios pela história da cidade… As atividades culturais em Barcelona neste início de julho reúnem tradições tipicamente catalãs e eventos de nível global. Nesta publicação, o Aqui Catalunha dá aos seus mais de 3000 leitores algumas ideias do que fazer na Ciutat Comtal neste começo de verão.
Publicação relacionada: O que os brasileiros podem fazer em Girona neste verão?
Cultura e diversão ao ar livre em Barcelona
Sant Martí de Circ
Gosta de circo? No distrito de Sant Martí, haverá uma apresentação circense nos dias 6 e 7 de julho. Trata-se da terceira edição do Sant Martí de Circ, e o evento poderá ser presenciado no bairro de El Besòs i el Maresme, mais especificamente na Carrer d’Alfons el Magnànim. Logicamente, ele é aberto a pessoas de todas as idades, e você não precisará gastar um euro sequer. As apresentações começarão às 17h, tanto no sábado como no domingo.
A título de curiosidade, o Sant Martí de Circ é uma iniciativa da Associació de Professionals del Circ de Catalunya (APCC), cuja função é administrar a Central del Circ, um núcleo de criação ligado ao circo do Ajuntament de Barcelona. A agenda completa do evento pode ser acessada neste endereço.
Festa Major del Carmel
A vida cultural na Catalunha não pode ser compreendida se não falarmos de suas festes majors, as festas típicas dos bairros. Em comum, a presença de gegants i capgrossos, correfocs, danças tradicionais e castells. Antes de falarmos mais sobre essa festa do bairro de El Carmel, no distrito de Horta-Guinardó, vejamos o significado dos termos em itálico:
- gegants i capgrossos: são os “gigantes e cabeçudos”, personagens presentes na história festiva da Catalunha desde o século XIII, e surgiram nas procissões de Corpus Christi. Geralmente, um gegant é a representação de um rei ou rainha, um membro da nobreza ou outra pessoa importante, e sempre traja uma roupa tradicional.
- correfocs: trata-se de um espetáculo de rua cujo elemento principal é a pirotecnia. Os correfocs acontecem pela noite, e são protagonizados pelos diables (diabos). É muito comum, também, a presença dos dracs (dragões), outro personagem muito relevante no folclore catalão.
- castells: essa palavra significa “castelos”. Porém, quando falamos dos castells, além das construções que recebem esse nome, nos referimos aos tradicionais castelos humanos catalães. As pessoas que participam dessa atividade de formação de castells são chamadas de castellers. Essa tradição é tão forte que há competições, entre elas o Concurs de Castells de Tarragona, em que participam diversas colles castelleres (associações de castellers) de todo o território da Catalunha.
Tudo isso você verá na Festa Major del Carmel que, neste ano, celebra a sua 40ª edição. Além disso, haverá uma grande exibição gastronômica, com o melhor da culinária típica catalã. A programação do evento, que acontecerá de 5 a 14 de julho, pode ser vista aqui.
Festival Llimonades
Por último, o Aqui Catalunha recomenda uma das atividades culturais mais interessantes de verão no bairro Gòtic, distrito de Ciutat Vella. O Festival Llimonades, organizado pelo Centre Cívic Pati Llimona, é um evento que oferece várias formas de entretenimento. Diferentemente do Sant Martí de Circ e da Festa Major del Carmel, esse festival reúne programas de cinema ao ar livre, concurso gastronômico, apresentação musical, campeonato de futebol de mesa, itinerário fotográfico e um passeio arqueológico.
O melhor de tudo isso é que todas as atividades são gratuitas. Algumas delas requerem uma inscrição. Para mais informações sobre cada uma das atividades, acesse o blog do Centre Cívic Pati Llimona, e confira a agenda. O Festival Llimonades terá eventos até o dia 19 de julho.
Gostou dessas atividades culturais? Acompanhe as próximas dicas do Aqui Catalunha na seção Blog.
Loja virtual do Aqui Catalunha. Acessem!