No próximo dia 28 de agosto, a Associação Cultural Catalonia organizará a primeira de suas três palestras sobre língua e cultura catalãs. O ciclo de palestras faz parte da comemoração do 30º aniversário da entidade, localizada em São Paulo.
O título da apresentação é “O catalão como língua minoritária na Europa“. A seguir, a descrição do evento:
“O idioma catalão não está limitado apenas ao território da Espanha mas também a outros três estados europeus (Andorra, França e Itália). Em nível europeu, o Conselho da Europa, com a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias protege este e diversos outros idiomas. Já em nível global, o Conselho de Direitos Humanos da Onu também tem como uma de suas funções enviar relatores especiais para averiguar as condições de direitos humanos dos países membros das Nações Unidas.
Em 2020, o relatório publicado sobre a situação de minorias na Espanha fez diversas recomendações e observações ao governo espanhol sobre a situação do desenvolvimento e proteção de idiomas minoritários, como o catalão. Neste encontro falaremos sobre a proteção em âmbito regional e global do catalão, enquanto idioma minoritário, com especial atenção ao documento da ONU publicado em março de 2020.”
Artigo sugerido: As variantes dialetais da língua catalã
Informações adicionais
Data: 28/08/2020
Hora: 19h30
Local: Internet (plataforma ZOOM), virtual. Inscrições gratuitas: [email protected]
Envie seu e-mail até o dia 26/8/2020 para receber o link de acesso para participar da palestra.
Palestrante: Felipe Nicolau Pimentel Alamino, nascido em São Paulo. É advogado e doutorando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo.
Traduções para o catalão, o inglês e o espanhol
Esta notícia foi traduzida, de forma automática, para as línguas catalã, inglesa e espanhola. Aos poucos, a nova equipe de edição e revisão do portal Aqui Catalunha se encarrega de editar e aperfeiçoar as traduções.