As mulheres recebem 22,2% menos que os homens na Catalunha

Mais publicações

Na Catalunha, as mulheres recebem 22,2% menos que os homens: é o que divulga um estudo do Observatório do Trabalho e Modelo Produtivo, do Departamento de Trabalho, Relações Sociais e Famílias do governo catalão, publicado no portal Via Empresa. Segundo o estudo, intitulado A situação de desigualdade salarial na Catalunha entre homens e mulheres, ainda que entre 2014 e 2018 tenha havido uma diminuição na diferença salarial, foi registrada, em 2018, uma diferença de 22,2%. Mais especificamente, as mulheres recebiam um salário médio anual 6.350 euros menos que os homens.

Os setores da economia catalã onde há maiores diferenças salariais

De acordo com o estudo, os setores onde há mais diferença salarial entre homens e mulheres são os de restaurantes, serviços pessoais e de vendas: a diferença chega a 33,7%.

O estudo também destaca que a diferença nos salários de homens e mulheres é maior no âmbito privado. Quando há um controle público, a diferença é de 10,8%; no setor privado, porém, a brecha salarial é de 26,2%. O número de funcionários também é um fator levado em conta pelo estudo: em empresas com menos de dez trabalhadores, a diferença alcança os 38,5%; por outro lado, em empresas com 500 trabalhadores ou mais, a diferença é de 25,4%.

Mais desigualdades salariais nos tipos de contrato

Em relação aos tipos de contrato, a diferença salarial entre homens e mulheres é maior quando o contrato é indefinido. Assim, nessa forma de contrato, as mulheres recebem 24,3% menos que os homens. Quando o contrato é temporário, a diferença é de 7,6%.

Vale a pena ler: PIB da Catalunha tem queda de 4% no primeiro trimestre de 2021

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -