Nesta terça-feira, 2 de setembro, às 19h00, na livraria Ona de Barcelona (rua Pau Claris, 94) será feita a apresentação do livro Três dias de agosto, do chefe de redação da VilaWeb Josep Nualart Casulleras. O evento consistirá em uma conversa entre o autor e o jornalista Xavier Grasset, sobre o primeiro aniversário do retorno fugaz do exílio do presidente Carles Puigdemont: em que consistiu aquele dispositivo de entrada e saída que burlou todos os corpos policiais do estado e os serviços secretos? Onde estamos politicamente hoje, um ano depois?
Três dias deagosto foi um dos livros mais vendidos durante este mês de agosto; segundo os dados do Gremi d’Editors de Catalunya, foi o segundo mais vendido de não ficção nas três primeiras semanas do mês.
Trata-se da crônica mais precisa dos eventos de 8 de agosto do ano passado. O livro relata a tensão pessoal e política dos protagonistas durante aqueles dias e, por meio da contribuição de testemunhas excepcionais e protagonistas diretos que falaram pela primeira vez sobre os eventos, reconstrói como foi preparada e realizada a operação de entrada e saída de Puigdemont.
Neste mês de setembro haverá mais apresentações do livro, em Amer, na sexta-feira, dia 12, no Casal Parroquial, com a participação do historiador Xavier Díez; e na quinta-feira, dia 25, às 19h30, na Biblioteca Pública de Tàrrega.
Três dias de agosto é o primeiro título dos Livros da VilaWeb, a coleção de livros jornalísticos que estreou coincidindo com a celebração dos trinta anos do jornal. Foi seguido por Os mortos de Mazón, da chefe de redação do jornal Esperança Camps, e este ano também serão publicados Contra o silêncio e a impunidade, de Xavier Montanyà, e Entender os mapas, de Vicent Partal.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.