Começaram no dia 10 de maio as inscrições para a terceira temporada do programa Catalonia Parla, exclusivo da Associação Cultural Catalonia. Em relação às edições anteriores, a nova terá uma novidade importante já anunciada: a abertura de um segundo grupo.
Tudo sobre o Catalonia Parla – Revolucions
O Catalonia Parla é um complemento para as aulas de língua catalã da Associação Cultural Catalonia, e voltado para os alunos e ex-alunos da entidade que desejam melhorar o catalão falado.
Para a nova temporada, que começará em 13 de junho, às 19h30, o programa continuará a ter Sergi Blasi como guia, e contará com o mesmo grupo das temporadas anteriores, com pequenas mudanças ocorridas durante a segunda edição. Novamente, as sessões contarão com falantes nativos de catalão como participantes especiais.
Nesta nova edição, a grande novidade é a abertura de um novo grupo, cujas aulas começarão no dia 15 de junho (quinta-feira). As sessões, bem como no grupo das terças, acontecerão em duas partes de 40 minutos cada, por meio da plataforma Zoom.
As pessoas que quiserem participar do Catalonia Parla – Revolucions deverão enviar um e-mail para [email protected], com o assunto ‘Catalonia Parla’.
As raízes do Catalonia Parla
O Catalonia Parla é um programa inspirado no projeto Xerrem Junts, da CAL – Coordinadora d’Associacions per la Llengua Catalana. Impulsionado por Rodrigo Alves (criador do portal de notícias Aqui Catalunha) e Sergi Blasi (guia linguístico e membro ativo da Associação Cultural Catalonia), o Catalonia Parla, a partir deste ano, será totalmente integrado à oferta de ensino e prática linguísticos da entidade.
Xerrem Amèrica, ou a expansão da língua catalã na América Latina
Atualmente, porém, o Catalonia Parla não é o único programa de conversas em catalão organizado no Brasil. Desde 24 de janeiro deste ano, alunos e professores de diversas partes do país e de outros países da América Latina participam das sessões de conversação em língua catalã do projeto Xerrem Amèrica.
O Xerrem Amèrica é a versão internacional do Xerrem Junts, um programa restrito ao espaço geográfico da Catalunha, e voltado para estrangeiros residentes no território que querem falar melhor em catalão. Nesse sentido, existem duas diferenças entre os projetos:
- Xerrem Junts: sessões presenciais e virtuais, e exclusivamente para os estrangeiros residentes na Catalunha;
- Xerrem Amèrica: idealizado e organizado em conjunto por Jordi Esteban (diretor do projeto Xerrem Junts), Helena Cordón (guia linguística da CAL) Rodrigo Alves e Sergi Blasi, é um programa exclusivamente virtual, com sessões realizadas pelo Zoom, e voltadas para residentes na América Latina. Atualmente, há três grupos, classificados por nível de proficiência. Os encontros são realizados uma vez por semana, com duração de uma hora.