Ampla manifestação em Barcelona contra VOX, o fascismo e o racismo

Milhares de cidadãos se manifestam em Barcelona contra VOX, o fascismo e o racismo - Aqui Catalunha
Cartazes mostrando alguns líderes mundiais acusados de discursos racistas: Matteo Salvini (Itália), Donald Trump (Estados Unidos), Santiago Abascal (do partido VOX, Espanha), Marine Le Pen (França) e Jair Bolsonaro (Brasil).

Neste sábado, em Barcelona, milhares de pessoas se manifestaram contra a ascensão da extrema-direita, mais especificamente contra o partido VOX. A manifestação, convocada por Unitat contra el Feixisme i el Racisme, e que contou com a colaboração de diversas entidades, partidos políticos e sindicatos, teve como marco o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Pela Passeig de Gràcia, os manifestantes denunciaram o crescimento do fascismo na Europa, bem como o do alarmante discurso de ódio em todo o mundo. Entre as diversas mensagens reivindicativas, duas delas, que ocupavam as faixas dianteiras da passeata, diziam: “#StopVOX” e “World Against Racism”. Em outros cartazes menores, mas não menos importantes, eram apresentadas imagens de líderes políticos mundiais acusados de fazerem discursos racistas, como Matteo Salvini (Itália), Donald Trump (Estados Unidos), Santiago Abascal (do partido VOX, Espanha), Marine Le Pen (França) e Jair Bolsonaro (Brasil).

A manifestação terminou na Gran Via de Barcelona, onde foram feitos discursos e apresentações musicais. No manifesto lido, não somente o racismo e o fascismo foram denunciados, mas também o aumento do machismo e do ataque aos grupos LGBT.

 


Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *