Dezenas de manifestantes percorreram ontem à noite as ruas de Alacant para denunciar a turistificação da cidade. Sob o lema “Alacant no es ven“, criticaram um turismo que consideram excessivo e baseado em apartamentos turísticos. Assim, pediram que a essência dos bairros não se perdesse.
A manifestação, organizada pela plataforma Alacant, a on vas?, denunciou a crescente preocupação sobre o impacto do turismo na cidade entre os próprios moradores. “A cidade não é a que queremos nem a que merecemos“, expressou à Àpunt Carmen Juan, livreira da 80 Mundos.
Por sua vez, Jordi Arnés, membro da Plataforma Alacant, a on vas?, assegurou que não é uma verdade absoluta que o turismo traz riqueza. María Cuevas, membro da plataforma, acrescentou que o modelo não funciona porque promove a desigualdade. “A solução passa por proibir os apartamentos turísticos e fazer com que os turistas fiquem em hotéis, como sempre foi”, detalhou à Àpunt.
Manifestamo-nos contra a turistificação e as implicações que isso tem na vida dos cidadãos, especialmente para os jovens, que não encontram habitação ou não podem pagar. Já chega. #Alacant não está à venda. pic.twitter.com/YAPmLA1cJ5
— MariaJosep S Boronat (@mariajosanchis) 25 de julho de 2025
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*