O presidente da Generalitat, Salvador Illa, apresentou esta manhã a proposta de ampliação do aeroporto de Barcelona após a reunião com a comissão técnica, que trabalhou na proposta nos últimos meses.
Segundo Illa, mantém-se a proposta inicial da AENA de ampliar 500 metros na pista 3, destinada às decolagens. Os defensores da ampliação afirmam que a Catalunha precisa de mais voos intercontinentais com aviões mais longos e, portanto, essa ampliação permitiria decolar com segurança. Nesses 500 metros, é necessário adicionar 40 de segurança na extremidade oeste da Ricarda, o que afetaria também o espaço natural. Com essa ampliação, a pista passará de 2.660 metros para 3.160.
A ampliação afetaria tanto a extremidade norte quanto a sul. Por um lado, ao norte, seria ampliada com uma zona de segurança de 240 metros “parcialmente vegetais” para evitar superfície pavimentada, reduzindo cerca de noventa metros da ocupação total da Ricarda, proposta inicial da AENA. Com essa redução, também se evitaria chegar ao lago da Ricarda.
Por outro lado, na extremidade sul, seria incluída uma zona pavimentada de sessenta metros, também destinada às decolagens, afetando o Remolar. A zona de segurança dessa parte da pista também seria de 240 metros parcialmente vegetais, sessenta metros a menos do que na proposta inicial.
Reunião da comissão técnica para a ampliação da capacidade do aeroporto de Barcelona, no Palau de la Generalitat (fotografia: ACN / Lluís Sibils).
O presidente Illa considerou a proposta sólida e acordada com o Ministério dos Transportes espanhol e a AENA. “Tomamos a decisão de ter uma Catalunha conectada, com a máxima ambição”, disse Illa. Segundo o presidente, essa proposta é compatível com as máximas exigências ambientais, mas ainda continuaria afetando espaços da Ricarda. Segundo o presidente, será criado um anel verde ao redor do aeroporto e um fundo ambiental para que o aeroporto e a AENA preservem o espaço.
“Responde à estratégia de melhorar a competitividade. Cumpre com o máximo rigor as medidas ambientais”, disse o presidente. “Quero que nossos pesquisadores, criadores, estudantes e empreendedores possam viajar pelo mundo sem passar por Madrid, Londres ou Frankfurt”, acrescentou.
Agora será iniciada a redação do plano diretor do aeroporto, previsto para ser concluído até 2028. Em 2030, começariam as obras e seriam concluídas em 2033. O investimento previsto é de cerca de 3.200 milhões de euros e inclui também a reforma dos terminais 1 e 2.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.