O primeiro trimestre de 2020 termina, e estamos com um grave problema de 2019. Se agora fosse véspera de Ano Novo, a primeira coisa que pediríamos seria que problemas graves como esse, o do COVID-19, ficassem para trás. Ele está aqui, ele está aí, em Portugal, na Catalunha, nos Estados Unidos, no Brasil, em mais de 150 países.
Em tempos como estes (na verdade, não somente agora), é de vital importância estarmos conectados a boas fontes de informação. Mas o que é uma boa fonte de informação? É aquela com muitos recursos financeiros que lhe permitam contar com uma equipe de jornalistas espalhados em várias partes do mundo? É aquela que divulga notícias com títulos alarmantes e sensacionalistas? É aquela que divulga teorias para ganhar mais atenção?
O Aqui Catalunha acredita que uma boa fonte de informação é aquela que alimenta os leitores com os dados necessários. É, também, aquela que, em tempos de crises, não busca aumentar o nível de emergência. Apresentar uma dura realidade não deve dar pé a apresentá-la com certos acessórios adicionais. Finalmente, uma boa fonte de informação é aquela que se permite ouvir a voz de quem a segue.
Por isso, queremos saber como é a vida dos brasileiros na Catalunha em dias de coronavírus. Constatamos que, assim como no Brasil, há muita gente na Catalunha com elevados graus de preocupação. É lógico, já que esse tipo de crise, com essas proporções, é inédito nesses últimos cem anos. Preocupações com a própria saúde e a de familiares e amigos, preocupações com a renda. Seguir a quarentena ou não? Que impactos econômicos haverá? Como estaremos após o fim da crise do novo coronavírus? Como estará a vida dos brasileiros na Catalunha?
Caso você, que está lendo este texto, queira compartilhar suas percepções e sensações como brasileiro / brasileira na Catalunha, envie seu depoimento para a página do Aqui Catalunha. Certamente, você terá muito a nos dizer e a informar sobre o que vê e sente nestes dias de coronavírus na Catalunha.
LEMBRETE EDITORIAL (Coronavírus)
Mobilizem-se, do jeito que puderem: com contatos, informações, fabricações… colaborem como puderem. Olhem o que tem acontecido na Europa, especialmente na Catalunha, na Espanha e na Itália. Sigam as recomendações de higiene, e fiquem em casa. Quanto mais tempo demorarmos para seguir ao pé da letra todas as recomendações, mais tempo estaremos nessa incômoda situação. Façam a sua parte.
Saibam como ser assinantes do Aqui Catalunha