A professora Mar Iglesias toma posse como membro da Academia Valenciana de la Llengua

Mar Iglesias tomou posse hoje como nova membro da Academia Valenciana de la Llengua em substituição a Tudi Torró, que renunciou ao cargo há alguns meses. A cerimônia ocorreu no Mosteiro de Sant Vicent dels Reis, sede da instituição, com a presença dos acadêmicos e representantes de outras instituições estatutárias.

Iglesias, professora da Universidade de Alicante, fez um discurso onde afirmou que fazer parte da instituição representa a continuidade e renovação de um compromisso de longa data. “O compromisso de defender a língua, amá-la e colocá-la no centro da vida coletiva”, disse.

A nova acadêmica lembrou que ao longo de sua trajetória encontrou obstáculos, cumplicidades, convicções e oportunidades para construir um futuro mais digno para o valenciano. “Do sul, de Alicante, tenho vivido o valenciano como um compromisso diário. Não como uma herança fácil, mas como uma luta feita com estima, e isso me marcou profundamente. Além disso, aprendi que a língua só vive se a usarmos, que só perdura se a tornamos útil. E que só prospera se a tornamos desejável”, disse.

Mar Iglesias fez referência, em seu discurso, ao corte no orçamento da instituição feito pelo Conselho e solicitou os recursos necessários para alcançar todo o território e poder realizar seu trabalho.

Um caminho no jornalismo digital

No discurso de boas-vindas, a presidente da academia, Verònica Cantó, citou Carme Miquel para dizer que “queremos viver plenamente como povo”. Cantó destacou a trajetória de Mar Iglesias e afirmou que a dela é um compromisso constante com a inovação, o progresso e a dignificação do valenciano, inclusive no meio digital. Também lembrou que abriu um caminho no jornalismo digital na Comunidade Valenciana. “Demonstrou que era possível informar com rigor e qualidade, e fazê-lo em valenciano, consolidando espaços comunicativos de referência. É uma voz sólida, rigorosa e comprometida que se incorpora à Academia para que a instituição continue defendendo a dignidade e o futuro do Valenciano”, disse.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha