As entidades convocantes transferiram para Catarroja (Horta Sud) a nona manifestação para exigir a demissão do presidente da Generalitat, Carlos Mazón, devido à sua gestão da gota fria.
A mobilização acontecerá na terça-feira, 29 de julho, coincidindo com o nono mês desde a gota fria que causou 228 mortes e danos materiais multimilionários.
A manifestação começará às 19h no parque de les Barraques e seguirá até a praça de la Llotgeta, onde haverá discursos e apresentações musicais. Participarão os cantores valencianos Pau Alabajos, la Maria, Miquel Gil e Tomàs de los Santos. Além disso, serão plantadas oliveiras, pintados murais e cantadas albaes da Horta.
A convocatória é impulsionada por mais de duzentas entidades cívicas, sociais e sindicais, juntamente com as associações de vítimas da gota fria, os comitês locais de emergência e reconstrução (CLER) e o Acordo Social Valenciano.
A oitava manifestação, que ocorreu em 29 de junho passado – oito meses após o temporal – reuniu cinco mil participantes, segundo a delegação do governo espanhol.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.