O céu de Menorca e Mallorca ficou levemente turvo esta manhã, especialmente cedo, devido ao surgimento de um véu fino e persistente. Alguns cidadãos atribuíram isso a poeira africana ou nuvens, mas era a fumaça do grande incêndio de Aude, Occitânia, que queimou mais de 13.000 hectares e deixou uma vítima fatal.
O que turva hoje o céu em Menorca e Mallorca é fumaça. Vem dos incêndios de Aude, no sul da França. 13.000 hectares queimados até agora. https://t.co/z3V9aXz6Ru pic.twitter.com/HJWb9gUsgN
— Miquel Salamanca (@MiquelSalamanca) 6 de agosto de 2025
A tramontana, que ontem foi a culpada pela rápida propagação das chamas, agora empurrou a fumaça para o sul além do golfo de Leão, de modo que Menorca e Mallorca, que estão a mais de 400 quilômetros, acordaram com um céu acinzentado e com um certo cheiro de queimado.
A grande coluna de fumaça já era visível ontem à tarde em muitos lugares do Empordà. O 112 recebeu trinta chamadas alertando sobre o cheiro de fumaça, que os bombeiros certificaram ser proveniente do incêndio em Occitânia. A Proteção Civil informou que o cheiro chegou até o Maresme.
Não há nenhum incêndio florestal ativo na Catalunha neste momento (13h)
A fumaça e o cheiro de queimado do fogo de Aude (Sul da França) estão chegando a muitos municípios da Catalunha: regiões de Girona e até o Maresme
Em caso de emergência, ligue para @112, não para pedir informações pic.twitter.com/WMBNtNnqN6
— Proteção civil (@emergenciescat) 6 de agosto de 2025
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*