A federação espanhola de futebol solicitará que o Vila-real – Barça seja jogado em Miami

Mais publicações

A federação espanhola de futebol endossou a proposta para que o jogo entre o Vila-real e o Barça seja realizado no estádio Hard Rock de Miami (EUA) em vez do Estádio de la Ceràmica. Agora, a diretoria da federação encaminhará à UEFA o pedido para solicitar a autorização da FIFA para levar o jogo aos Estados Unidos, que conta com o aval dos dois clubes.

A transferência deste jogo para Miami, que há cinco anos foi objeto de litígio judicial entre a liga e a federação espanhola, teve o voto contrário de David Aganzo, presidente da Associação de Futebolistas Espanhóis e vice-presidente da federação, e de Miguel Ángel Nadal, ex-jogador designado para o desenvolvimento da seleção masculina.

O sindicato questionou o fato de a federação e a liga terem tratado o assunto de forma unilateral sem considerar a opinião dos jogadores. Segundo fontes próximas à diretoria, Nadal argumentou que nem todos os clubes da liga estão cientes da transferência.

Há cinco anos, a liga e a federação espanhola foram parar nos tribunais devido à recusa da federação em autorizar que o jogo Girona-Barça da temporada 2018-2019 fosse disputado nos Estados Unidos. O litígio foi decidido contra a liga, primeiro em um tribunal mercantil de Madrid, depois na Audiência Provincial e, finalmente, no Tribunal Supremo espanhol. Em março de 2020, o tribunal mercantil número 12 de Madrid emitiu uma sentença contrária à liga e o recurso de apelação foi rejeitado, primeiro na Audiência Provincial, em dezembro de 2021, e depois no Tribunal Supremo espanhol, em setembro de 2024.

Nesse litígio, a federação defendeu sua posição em sintonia com a FIFA, e o princípio geral de que os jogos oficiais de uma competição estadual regular devem ser disputados no território da federação correspondente, razão pela qual se recusou à transferência.

No entanto, há um ano a FIFA modificou o regulamento de jogos internacionais em relação à autorização de jogos fora do território da federação correspondente, levando em consideração possíveis consequências no equilíbrio da competitividade, incluindo o interesse dos outros times da competição.

Também são avaliados possíveis transtornos para as equipes do país onde o jogo será realizado, a segurança de torcedores e jogadores, e fatores que possam afetar a integridade do encontro ou a segurança e bem-estar de torcedores, atletas e pessoal.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -