A economia catalã termina 2018 com um crescimento de 2,6%

Números positivos para a economia catalã no ano de 2018. O PIB da Catalunha terminou o último ano com um décimo de vantagem sobre o do Estado espanhol, e com oito décimos de vantagem em relação à média da zona do euro. O resultado obtido, porém, ficou abaixo da média obtida nos demais três anos anteriores: 3,8% em 2015, 3,6% em 2016, e 3,4% em 2017. De acordo com Idescat (Instituto de Estatística da Catalunha), a moderação no crescimento econômico catalão é explicado pela desaceleração do comércio mundial (que afeta particularmente o setor industrial), a incerteza do contexto global, e o enfraquecimento progressivo do impulso monetário do Banco Central Europeu.

No quarto trimestre de 2018, a economia da Catalunha cresceu 0,6%, um décimo a mais do que o registrado no trimestre anterior. Ainda em relação ao último semestre de 2018, o setor de serviços, o que possui mais peso para a economia catalã, teve um crescimento interanual de 3,3%. O setor de construção, por sua vez, teve uma ascensão interanual de 4%. Sobre o número de pessoas que conseguiram emprego no último trimestre, houve um crescimento interanual de 2,3%, fechando em 2,7% em 2018. O desemprego, por outro lado, teve uma ligeira alta no último semestre, subindo para 11,7%, mas fechou o ano com o menor registro em dez anos: 11,5%


Participe do financiamento coletivo do jornal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?