Widget Image
19/09/2021

A catalã Alexia Putellas ganha o prêmio de Melhor Jogadora da Europa – UEFA

A catalã Alexia Putellas ganha o prêmio de Melhor Jogadora da Europa - UEFA

Hegemonia do futebol feminino do FC Barcelona no continente europeu: a catalã Alexia Putellas ganha o prêmio de Melhor Jogadora da Europa – UEFA 2020 / 2021, superando, assim, as outras duas finalistas, também do clube azul-grená (Jenni Hermoso e Lieke Martens).

Além desse prêmio, Alexia Putellas foi escolhida como a melhor meio-campista europeia da última temporada. Os demais prêmios também foram concedidos a jogadoras que atuam no Barça: melhor atacante (Jenni Hermoso), melhor defesa (Irene Paredes, por sua temporada no PSG, e nova jogadora do Barcelona desde julho deste ano), e melhor goleira (Sandra Paños).

Vale a pena ler: Temporada histórica: Barça feminino conquista a tríplice coroa

Alexia Putellas: campeã e homenageada pelo grupo brasileiro Skank

Alexia Putellas (1994) nasceu no município de Mollet del Vallès, na comarca de Vallès Oriental, a 20 km da cidade de Barcelona. A meio-campista iniciou sua carreira profissional como jogadora do Espanyol (2010-2011). Na temporada seguinte, foi para o Levante, onde teve bastante sucesso. Em 2012, a catalã assinou contrato com o Barcelona, clube por onde teve passagem, nas categorias de base, na temporada 2005 / 2006).

Aos 27 anos, e como jogadora do Barcelona, Alexia Putellas já ganhou 5 torneios Ligas femininas espanholas, 6 Copas da Rainha, 1 Supercopa espanhola, e 7 Copas da Catalunha. Na última temporada, a capitã do Barça foi decisiva na criação de jogo da equipe (16 assistências), embora também tenha se destacado por marcar gols (26).

A presença de Putellas ao lado de Lieke Martens e Jenni Hermoso relembra outro capítulo de sucesso do FC Barcelona. Em 2010, Messi, Xavi e Iniesta foram os finalistas da Bola de Ouro, vencida pelo craque argentino. Entretanto, os três jogadores se formaram como jogadores no próprio clube.

Em 2014, Alexia Putellas foi homenageada pelo grupo Skank

O sucesso da meio-campista catalã já havia conquistado o grupo musical brasileiro Skank. Em 2014, a banda liderada por Samuel Rosa compôs “Alexia”, do disco “Velocia”. Em entrevista ao jornal Extra, Samuel disse: “Recebi um vídeo pela Internet que mostrava o golaço que Alexia, uma atacante do time feminino do Barcelona, fez pelo campeonato espanhol. Fiquei perplexo com os dribles dela, que além de talentosa é muito bonita”. Engraçado que ela disse que gostou do “samba”, e nem samba é…”

Abaixo, a música do grupo Skank em homenagem à Alexia Putellas:

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!