Na França, 41 senadores (de 348) demonstraram se manifestaram sobre a atual situação política na Catalunha. O grupo de solidariedade é formado por senadores de todas as representações políticas francesas, exceto da extrema-direita, que não tem representação na Câmara.
O texto, assinado por esses 41 senadores, denuncia “a repressão contra representantes políticos legítimos”, tanto os presos como os exilados. Seis senadores, especificamente François Calvet, Michel Canevet, Ronan Dantec, André Gattolin, Pierre Ouzoulias e Simon Sutour, solicitam a “intervenção francesa no processo político independentista da Catalunha”.
Os senadores afirmam que, “como franceses e europeus, estão preocupados com os acontecimentos na Catalunha em relação ao julgamento no Tribunal Supremo espanhol contra antigos membros do governo catalão, a ex-presidente do Parlamento da Catalunha, e os dirigentes de associações civis catalãs”. Eles também lamentam que o Estado francês “ignore o tema”, e fazem um apelo para que “a França e os demais países da União Europeia intervenham, a fim de que as condições de diálogo se reestabeleçam, e uma solução política para um problema político seja encontrada”.
Notícia relacionada: Governo da Islândia se manifesta sobre a situação política na Catalunha